Protótipo criado por designer de Taiwan contaria com 100cv de potência
06/05/2021
Com o aumento da consciência sustentável, muitas marcas estão adotando a produção e planejamento de veículos elétricos ou movidos a biocombustíveis; algumas inclusive estão apostando em modelos ambiciosos, como a Xiaomi, que seja produzir a primeira moto a hidrogênio do mundo, clique aqui para acessar a matéria completa. Desejando também ir além, o designer taiwanês Lin Yu Cheng apresentou o primeiro protótipo de uma moto elétrica que purifica o ar por onde passa.
Para conseguir realizar esse feito, a motocicleta chamada de Concept Aether, seria equipada com um módulo cerâmico, localizado sob a carenagem, que seria capaz de filtrar micropartículas de poluição, conhecidas como PM2.5, o que resultaria em um fluxo de ar mais limpo que sairia pelas portas de exaustão. Assim que o filtro do módulo estivesse cheio, ele poderia ser trocado por um novo ou até mesmo lavado pelo usuário.
Os veículos hoje em dia utilizam do mesmo processo base, possuindo filtros de ar nos motores regulares que fornecem ar mais limpo para a câmara de combustão; a diferença desse protótipo do designer Lin Yu Cheng é que esse ar mais limpo seria devolvido ao meio ambiente.
O conceito do modelo possui um design bem futurista, com linhas minimalistas e angulosas, apresentando também na sua carenagem duas entradas de ar abertas posicionadas na frente das pernas do piloto, que criariam uma pressão negativa para contribuir com o funcionamento e eficiência do motor e do módulo. Em frente ao banco também existiria um compartimento pra pequenos objetos de 22L, similar ao da Honda Biz 125.
O designer não ofereceu muitos detalhes sobre o motor, apenas que alcançaria potência máxima de 100cv. De acordo com o projeto, a bateria intercambiável do modelo seria recarregada por indução, dispensando o uso de cabos, e também teria 200km de autonomia.
Você acha que seria possível produzir uma moto assim? Conta pra gente!
Escrito por: Luana Alves